Como vencer os 3 maiores desafios de Gestão de Vendas

Sem vender produtos, nenhuma empresa é capaz de sobreviver. É por isso que ter uma Gestão de Vendas eficaz é essencial para quem quer aumentar a lucratividade do negócio e ter sucesso em longo prazo.

Para isso, é preciso ter controle total de todos os processos comerciais, sabendo exatamente quais são as etapas até a conquista de um novo cliente. 

Além disso, para conseguir alocar os esforços de maneira estratégica, é necessário saber qual lugar cada um dos serviços ou produtos ocupa na hora de contribuir para os lucros da empresa. 

Mas nem sempre é fácil ter essas informações em mãos.

Pensando em te ajudar a resolver o que pode estar impedindo a equipe comercial de aumentar o seu faturamento, separamos os maiores desafios de Gestão de Vendas:

#1 Mapeamento de processos

Na sua empresa, todos os vendedores seguem os mesmos processos de vendas? Existe uma padronização? Ou cada um faz o que gosta e acha melhor?

Bem, o primeiro passo para melhorar a Gestão de Vendas é mapear os processos que envolvem ações comerciais para padronizá-los, criando um modelo que deve ser seguido por todos. 

Só assim é possível ter certeza de onde estão os gargalos que devem ser corrigidos e  descobrir quais são os processos que merecem um pouco mais de atenção.

Por exemplo: será que poucos negócios são fechados depois de reuniões presenciais? Se for o caso, como é possível melhorá-las?  

#2 Conseguir avaliar performance e métricas

Muitos gestores comerciais atuam completamente no escuro quando se trata da avaliação do seu time de vendedores. 

Sem conseguir acompanhar de forma objetiva o que cada um, de fato, está fazendo, os feedbacks e reconhecimentos acabam ficando à mercê de percepções pessoais, que podem estar erradas. 

Com o Proinfo Plus, solução focada em vendas desenvolvida pela Proinfo, é possível criar segmentações para qualquer tipo de análise. Isso significa que a performance de cada um dos vendedores será registrada na plataforma. 

Essas informações são essenciais para conseguir atuar individualmente com cada um para aumentar a sua performance. 

E que tal criar algum programa de reconhecimento e recompensa que dê prêmios para aqueles que tiverem o melhor desempenho em determinado período de tempo?

Além das análises de cada vendedor, também é possível fazer relatórios baseados em produtos. Com eles, você descobre qual é a contribuição de cada um para o faturamento total do negócio e identifica suas melhores margens de lucro. 

Isso é interessante para saber em quais produtos focar. Será que vai existir alguma especificidade de acordo com a região de clientes e vendedor? 

#3 Tomar decisões com base em fatos

Conseguir tomar decisões estratégicas embasadas e sem apostar somente no “achismo” ou naquela “intuição” faz com que gestores comerciais alcancem ótimos resultados. 

Mas para ter dados relevantes em mãos, é preciso utilizar uma plataforma de controle, como o Proinfo Plus.

Por exemplo, muitas empresas têm dificuldades em definir em qual público-alvo devem apostar e acabam fazendo essa escolha sem ter muita certeza. 

E se você conseguisse saber para qual tipo de cliente está vendendo bem com base nos números? Seria possível tomar uma decisão mais assertiva, certo? 

Esse é só um exemplo de tomada de decisão que pode ser embasada pelos dados do Proinfo Plus. 

Agora que você já conhece algumas das soluções  focadas nos maiores desafios de Gestão de Vendas dessa ferramenta, que tal solicitar uma demonstração?
É só clicar aqui e aguardar o contato da nossa equipe! 

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