Sem vender produtos, nenhuma empresa é capaz de sobreviver. É por isso que ter uma Gestão de Vendas eficaz é essencial para quem quer aumentar a lucratividade do negócio e ter sucesso em longo prazo.
Para isso, é preciso ter controle total de todos os processos comerciais, sabendo exatamente quais são as etapas até a conquista de um novo cliente.
Além disso, para conseguir alocar os esforços de maneira estratégica, é necessário saber qual lugar cada um dos serviços ou produtos ocupa na hora de contribuir para os lucros da empresa.
Mas nem sempre é fácil ter essas informações em mãos.
Pensando em te ajudar a resolver o que pode estar impedindo a equipe comercial de aumentar o seu faturamento, separamos os maiores desafios de Gestão de Vendas:
#1 Mapeamento de processos
Na sua empresa, todos os vendedores seguem os mesmos processos de vendas? Existe uma padronização? Ou cada um faz o que gosta e acha melhor?
Bem, o primeiro passo para melhorar a Gestão de Vendas é mapear os processos que envolvem ações comerciais para padronizá-los, criando um modelo que deve ser seguido por todos.
Só assim é possível ter certeza de onde estão os gargalos que devem ser corrigidos e descobrir quais são os processos que merecem um pouco mais de atenção.
Por exemplo: será que poucos negócios são fechados depois de reuniões presenciais? Se for o caso, como é possível melhorá-las?
#2 Conseguir avaliar performance e métricas
Muitos gestores comerciais atuam completamente no escuro quando se trata da avaliação do seu time de vendedores.
Sem conseguir acompanhar de forma objetiva o que cada um, de fato, está fazendo, os feedbacks e reconhecimentos acabam ficando à mercê de percepções pessoais, que podem estar erradas.
Com o Proinfo Plus, solução focada em vendas desenvolvida pela Proinfo, é possível criar segmentações para qualquer tipo de análise. Isso significa que a performance de cada um dos vendedores será registrada na plataforma.
Essas informações são essenciais para conseguir atuar individualmente com cada um para aumentar a sua performance.
E que tal criar algum programa de reconhecimento e recompensa que dê prêmios para aqueles que tiverem o melhor desempenho em determinado período de tempo?
Além das análises de cada vendedor, também é possível fazer relatórios baseados em produtos. Com eles, você descobre qual é a contribuição de cada um para o faturamento total do negócio e identifica suas melhores margens de lucro.
Isso é interessante para saber em quais produtos focar. Será que vai existir alguma especificidade de acordo com a região de clientes e vendedor?
#3 Tomar decisões com base em fatos
Conseguir tomar decisões estratégicas embasadas e sem apostar somente no “achismo” ou naquela “intuição” faz com que gestores comerciais alcancem ótimos resultados.
Mas para ter dados relevantes em mãos, é preciso utilizar uma plataforma de controle, como o Proinfo Plus.
Por exemplo, muitas empresas têm dificuldades em definir em qual público-alvo devem apostar e acabam fazendo essa escolha sem ter muita certeza.
E se você conseguisse saber para qual tipo de cliente está vendendo bem com base nos números? Seria possível tomar uma decisão mais assertiva, certo?
Esse é só um exemplo de tomada de decisão que pode ser embasada pelos dados do Proinfo Plus.
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