#3 lições que o final do ano nos ensinou sobre logística

Agora que as festas de final de ano passaram, é hora de voltar para a rotina. 

Por aqui na Proinfo, acompanhamos de perto a demanda de vários clientes aumentar durante os últimos meses.  

E a tendência que observamos é reflexo do que aconteceu em todo o Brasil. 

Foi no segundo semestre que a economia deu mais sinais de melhora e, consequentemente, mais negócios foram fechados. 

Historicamente, isso tem sido recorrente. 

De acordo com um estudo feito pela Porto Seguro Transportes, nos últimos anos, houve um acréscimo de 10 a 15% no número de fechamento de negócios entre Julho e Dezembro, em comparação aos seis primeiros meses do ano.

isso significa que é preciso estar extremamente preparado para conseguir absorver todos os novos pedidos quando esse momento chegar. 

E sabe como é possível? Começando a se planejar desde agora! 

Por isso, separamos 3 lições que o final de ano nos ensinou sobre logística para compartilhar com você: 

#1 Identificar pontos de melhoria é essencial

Avaliar os processos e as suas interações é fundamental para identificar pontos de melhoria. Enquanto gestor, converse com quem executa o operacional em busca de novas percepções e ideias. 

Muitas vezes, quem está na linha de frente vai conseguir oferecer novos pontos de vista. 

Busque ter uma visão 360 graus da cadeia logística para conseguir criar processos ágeis e eficientes. 

Caso você ainda trabalhe com com processos manuais, utilizando planilhas e cadernos, já está na hora de implantar um sistema que possa te ajudar a manter o controle. 

#2 Tenha os processos da empresa mapeados

No final de ano, muita gente entra de férias… Com isso, inúmeros problemas podem ser desencadeados.

Só fulano tem uma informação essencial e ele está viajando; ciclano esqueceu de compartilhar a planilha que só ele tem acesso com o resto da equipe e por aí vai…

Quando falamos de rotinas de processo de estoque, vendas e entregas, ter processos mapeados é muito importante para prevenir que falhas como essas aconteçam. 

Com tudo registrado e seguindo um padrão, fica muito mais fácil treinar novos colaboradores e criar um banco de dados confiável.

Use os momentos de calmaria para definir todos os processos e implementar no dia a dia. Só assim será possível evitar problemas relacionados à organização e à realização de processos logísticos.

#3 Fique de olho nos fatores críticos de sucesso

Você sabe quais são os indicadores que irão mostrar se sua operação está indo bem ou não? 

Muitas vezes, o gestor não vai dar conta de microgerenciar cada detalhe (e nem deve), e por isso, ter em mãos as informações certas para verificar a saúde do negócio é muito importante. 

Número de vendas, produtos mais vendidos, margem de lucro, são alguns dos fatores que podem ser observados… 

O ideal é que estes dados sejam atualizados em tempo real e possam ser acessadas de maneira rápida e prática, pelo smartphone, por exemplo. 

É exatamente isso que proporcionamos para os nossos clientes com o Proinfo Plus: as informações mais relevantes do negócio disponíveis em apenas um clique. 

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