No mundo corporativo, junto com o 4° trimestre, chega a necessidade de fazer o planejamento anual.
Ao lado da apuração de resultados, a ferramenta é essencial para mapear os gargalos que precisam ser corrigidos e verificar quais serviços ou produtos merecem maior atenção por serem os grandes responsáveis pelo faturamento.
Para o consultor da Inovar Assessoria Empresarial, Luciano Augusto, parceiro da Proinfo, olhar para os números é fundamental:
“Para realizar o planejamento anual, deve-se levantar os números financeiros do ano, o plano de contas e o centro de custos da empresa, projetando cenários futuros com o objetivo de gerar uma maior lucratividade”.
Além disso, Luciano acredita que a definição de metas precisa estar presente no plano elaborado.
“É preciso saber qual será o percentual de crescimento que a empresa pretende ter no próximo ano e projetar os cenários. Estes cenários devem estar acompanhados por um plano de contas detalhado por centro de custos da empresa, caso haja, ou departamentos. Tamanho detalhamento resultará em análises mais precisas e até mesmo na detecção de possíveis desvios”, comenta.
Com o planejamento anual em mãos, o empresário ganha agilidade na tomada de decisão e ao analisar os resultados fica muito mais fácil saber se o negócio está indo para a direção certa.
Segundo Luciano, outros benefícios desta prática são:
“O gestor pode reunir-se com toda a sua equipe e rever as estratégias que foram planejadas. Pode avaliar e comparar as informações entre o orçado X realizado, monitorando assim as metas traçadas e, consequentemente a rentabilidade do negócio”, finaliza.
Na hora de elaborar o planejamento anual, ter os dados de performance da sua empresa em mãos é essencial. O sistema de gestão da Proinfo pode te ajudar!
Quer saber como?
É só pedir uma demonstração gratuita para a equipe da Proinfo!
Deixe um comentário