Os vírus de computador mais perigosos para sua empresa e como se prevenir

Muitas empresas têm dúvidas sobre como vírus de computador podem prejudicar o negócio e qual é a melhor maneira de se prevenir.

Por isso, separamos as informações mais importantes para orientar as suas escolhas e para que você fique mais consciente sobre os riscos que o seu negócio pode estar correndo.

Os tipos de vírus mais comuns e como são contraídos 

KEYLOGGER

Os keyloggers são softwares de computador que visam monitorar, armazenar e enviar tudo o que foi digitado pela vítima para um terceiro. Nos dias de hoje, os keyloggers são inseridos em outros códigos prejudiciais como os trojans, que têm o objetivo de acessar dados bancários.

ADWARE

O adware é qualquer programa cuja função é executar automaticamente e exibir um grande volume de anúncios, sem que o usuário tenha dado a devida permissão.

BACKDOOR

É um mecanismo usado por vários malwares para promover acesso remoto a softwares ou à rede infectada. Esse programa busca explorar falhas problemáticas não documentadas em aplicações instaladas, desatualizadas e do firewall para ter acesso às portas do roteador.

BROWSER HIJACKER

Trata-se de um tipo de vírus de computador que tem por meta a mudança das principais configurações do navegador. Quando instalado, modifica a homepage e as formas de busca. Demonstram anúncios em páginas legítimas e redirecionam o usuário para sites maliciosos que podem apresentar exploits ou outras pragas digitais.

TROJAN HORSES

Os Cavalos de Troia mantêm-se ocultos enquanto baixam e instalam ameaças em computadores e laptops. São conhecidos por responder pelo primeiro estágio de infecção de dispositivos digitais. Eles aparecem em mensagens de e-mail, arquivos de música, sites maliciosos, entre outros.

Além disso, esse tipo de vírus se aproveita de vulnerabilidades presentes no navegador para instalar softwares maliciosos no computador.

ROOTKIT

Rootkit são trojans que usam mecanismos avançados de programação para serem instalados em classes profundas ou não documentadas do sistema operacional. As suas funções mais devastadoras são: a sua capacidade de recuperação, reinstalando-se mesmo depois da limpeza do computador; e sua disseminação em alta velocidade.

SPYWARE

Esse tipo de software apresenta a característica de espionagem e visa captar dados sobre os costumes dos usuários na internet, com o objetivo de distribuir propaganda “customizada”.

TIME BOMB

O Time Bomb é um tipo de malware que apresenta contagem regressiva. Ele é uma ameaça preordenada para ser executada em uma certa ocasião no sistema operacional, provocando sérios danos.

WORM 

Esse tipo de vírus de computador apresenta a função de se autorreplicar sem a necessidade de infectar arquivos legítimos, produzindo cópias funcionais de si mesmo. Tais características fazem com que os worms se espalhem rapidamente por redes de computadores e drives USB.

Além disso, eles podem ser repassados por mensagens de e-mail, criando anexos problemáticos e os enviando para as listas de contato da conta invadida.

GREYWARE

É um malware que se encontra na chamada zona cinzenta, entre o software normal e um vírus, provocando mais irritação do que problemas, como programas de piada e adware. Assim, o Greyware refere-se a uma ampla gama de softwares que são instalados sem a permissão do usuário.

JOKE PROGRAM

Trata-se de mecanismos ou códigos criados para provocar danos temporários ao sistema operacional, como travamentos e alterações inesperadas de comportamento. Os códigos dessa natureza não causam nenhum dano real ao computador.

MACROS

Os Macros são uma série de comandos coagidos que podem ser configurados em programas como Word e Excel. Desse modo, vários documentos com instruções prejudiciais podem ser criados, atingindo outros dados ou executando planos prejudiciais toda vez que eles forem realizados. Em sua grande parte, a ação é feita ao abrir ou fechar um documento dessa extensão.

RANSONWARE

São códigos maliciosos que retêm arquivos ou todo o sistema do usuário por meio de técnicas de criptografia. Após o “sequestro”, o malware apresenta mensagens exigindo o depósito de uma certa quantia ou a compra de alguma mercadoria, informando que em seguida fará o envio da senha que libera os arquivos. Contudo, mesmo depois do pagamento, o usuário não recebe senha alguma.

TROJAN BANKING

É o trojan caracterizado pelo acesso a dados bancários, redes sociais, sites de compras e servidores de e-mail. As formas utilizadas são as mesmas de um trojan comum, sendo partilhado como um software ou arquivo legítimo, em sites infectados ou e-mails.

Quais são os principais problemas causados por vírus em empresas? 

Como você viu, existem muitas possibilidades de vírus. Entre os danos mais comuns causados por eles, estão:

  • Perda de informações;
  • Vazamento de dados confidenciais;
  • Cartões de banco clonados;
  • Contas hackeadas;
  • Perda total dos dispositivos, seja ele smartphone ou desktop/notebook. 

Como funciona um antivírus corporativo?

O antivírus corporativo impede e atua na remoção de programas maliciosos, protegendo todos dispositivos dentro de uma empresa contra ameaças conhecidas, desconhecidas e avançadas.

Ele fornece recursos estendidos de gerenciamento de sistemas, identifica as vulnerabilidades e distribui correções.

O objetivo do antivírus corporativo é preservar as informações estratégicas e privadas da empresa, garantindo que não haja invasões do sistema e sequestros de dados.

Sendo assim, a escolha de um bom antivírus, além de proteger, manter a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos seus dados, reduz o alto custo com manutenção causados por computadores e dispositivos com lentidão pela ação do vírus, aumentando a produtividade dos funcionários. 

O que levar em conta na hora de escolher um antivírus para uma empresa

Funcionalidade, confiabilidade e facilidade para gerenciamento onde ofereça recurso centralizado para gerir os módulos são os pontos principais.

Existem no mercado antivírus corporativos que permitem a instalação no servidor e oferecem proteção a todos os dispositivos conectados em sua rede e o processo de gerenciamento é através de políticas definidas de forma centralizada que servem para todos os dispositivos da rede.

E estes gerenciam recursos no servidor impedindo que percam seu desempenho e que sempre estejam disponíveis para o usuário. A proteção em tempo real funciona em segundo plano para consumir pouco recuso do servidor.

Principais diferenças entre programas pagos e gratuitos

Lembre-se que antivírus gratuitos ofereces recursos padrões destinados ao uso doméstico.

Os antivírus pagos são destinado para usuário mais exigentes.

Estes antivírus tem mais recurso como módulos extra exemplo: Firewall, VPN e AntiSpam.  A preferência vai de cada caso específico de acordo com a demanda de cada usuário.

Em um ambiente corporativo não importa o ramo de negócio, a solução escolhida para gerir a segurança das informações tem que ser a de um antivírus pago pelo fato destes oferecerem suporte com pessoas especializadas para responder as dúvidas e/ou configurações necessárias para um bom funcionamentos do ambiente para a empresa não ter perda de produção e o usuário ficar com tempo ocioso por conta de equipamento parado.  

*Artigo escrito pelo Analista de Redes da Proinfo, Daniel David. 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *