Como fazer o seu Inventário Mensal para atender o SPED

Além da obrigação anual de enviar o estoque de 31 de dezembro, a partir de janeiro de 2019 muitas empresas estarão obrigadas a enviar mensalmente o seu estoque no último dia do mês anterior (registro K200).

Para isto vamos dar algumas dicas para conferir seu estoque e enviar as informações corretamente utilizando o sistema de gestão da Proinfo.

1 – Tire um relatório de seu inventário em:

Estoque > Relatórios > Inventários > Inventário físico / financeiro

Com o relatório em mãos, confira as quantidades e os valores

Se desejar conferir os movimentos de um produto, vá em:
Estoque > Relatórios > Movimentação > Completo

Com o relatório em mãos, você vai analisar todas as entradas e saídas dos produtos

1.1 – Casos que podem gerar erros na movimentação de entrada e saída:

• Dar entrada em uma nota com data de emissão anterior ao início de controle de estoque do produto;
• CFOP utilizada na entrada ou na saída que não movimentem o estoque desejado;
• Dar entrada ou saída em uma unidade diferente da unidade de estoque e não fazer a unidade de conversão necessária para o sistema fazer a conversão.

Caso algum destes casos seja detectado arrume imediatamente para evitar erros futuros e em caso de dúvida, ligue para ProInfo.

1.2 Acerto de estoque

Se a movimentação estiver correta (todos os movimentos de entrada e saída constam no relatório) você pode fazer um acerto de estoque, caso o saldo do produto no SGE não seja o mesmo do estoque físico.
Vá em: Estoque > Inicialização e acerto
Lance os dados e a quantidade correta

Faça isto com todos os produtos que tiverem saldos diferentes do real. Lembrando que o que dá entrada ou saída no estoque é a configuração que é feita na natureza de operação.

Por isto, se tiver algum saldo diferente, confira o cadastro da natureza que foi usada na entrada ou na saída. Isto irá evitar erros futuros.

Após a correção de todos os produtos, emita novamente o inventário e confira.

2- Gere o saldo dos produtos na data em:

Estoque > Estoque de produto na data > Geração

Volte ao item 1 deste texto, tirando o relatório novamente e confira para ver se as alterações que você fez deixaram os estoque corretos.

Caso ainda tenha ficado algum produto para arrumar. Exclua a geração de estoque na data em Estoque > Estoque de produto na data > Exclusão.

Faça as correções necessárias e volte ao item 2

3- Em seguida imprima o inventário fiscal em:

Obrigações fiscais > relatórios > Inventário fiscal > Inventário custo médio

Este relatório irá te mostrar os produtos, a quantidade e o valor que irão no sped ou Sintegra em março, com a movimentação de fevereiro.

• Na hora de gerar o sped ou Sintegra e só marcar a opção de enviar inventário na data informada. Colocar a data de 31/12/2018.

• Para o envio mensal no sped fiscal não é necessário marcar nenhuma opção de envio de estoque.

• As configurações necessárias são: marcar qual estoque deve ser enviado para o sped em:

E que a empresa envia apenas registro K200:

• Lembrado que as indústrias que trabalharem com mais de um estoque a ser enviado para o sped deverão gerar saldo para todos os estoques marcados na anterior.

Para experimentar essas e outras soluções da Proinfo, clique aqui e fale com nossa equipe!


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