Aumente os resultados das vendas com o software certo

Analisando o atual cenário corporativo – extremamente competitivo –, a Proinfo, percebeu que existe um gargalo no processo de vendas de muitas empresas.

De forma geral, os representantes visitam os clientes e realizam o pedido em papel para num momento posterior, geralmente a noite em casa ou no final de semana, repassar um e-mail para a empresa com os pedidos realizados.

Viu aí uma oportunidade para desenvolver um sistema que trouxesse facilidade, controle e agilidade para os processos de venda de empresas, criando assim um diferencial competitivo.

Como não poderia deixar de ser o processo de criação do Sistema de Gestão Empresarial – Vendas para Dispositivos Móveis levou em conta a super conectividade já que hoje em dia, o Brasil já possui mais linhas de telefones celulares habilitadas do que habitantes.

Desses aparelhos, cerca de 168 milhões são smartphones, ou seja, dispositivos dotados de um bom poder de processamento e capacidade de conexão com a internet por wi-fi e 3G/4G.

Além disso, atualmente são vendidos mais tablets do que computadores de mesa e notebooks em nosso país.

Conversamos com o Gerente de Projetos da Proinfo, Renato Santos, para entender melhor como o sistema pode se tornar uma ferramenta muito estratégica na gestão das vendas de empresas de diferentes segmentos.

Confira a entrevista:

Sistema de Gestão Empresarial – Vendas para Dispositivos Móveis vem para acabar com quais problemas da área de Vendas?

Entre as principais consequências ligadas a não possiblidade de o vendedor realizar o pedido em tempo real, destacamos os seguintes:

  • Prejudica os processos de produção, gestão de estoque e entrega, uma vez que todas as informações são repassadas ao mesmo tempo, em um momento posterior à venda;
  • Dificulta e atrasa o trabalho do representante, pois é necessário que se carregue informações como produtos disponíveis, preços de produtos e histórico de compras dos clientes;
  • A falta de automação do processo e de integração das informações propicia o erro já que o processo de vendas não está ligado ao sistema de gestão da empresa;
  • Dificulta o controle eficiente da atuação do representante e prejudica uma análise de desempenho que, de outra forma, poderia estar disponível nas mais diversas dimensões: por produto, por região, por representante, etc.

Vimos que esse cenário era, em muitos casos, não remediável graças à indisponibilidade de tecnologia e falta de conexão com a empresa.

Posteriormente, entendemos que todo esse processo de vendas poderia ser automatizado porque a conectividade em qualquer lugar já é uma realidade. Criamos então uma extensão do nosso sistema de gestão empresarial para dispositivos móveis.

Além de automatizar todo o processo de vendas, esta evolução nos possibilita fornecer uma maior quantidade de informações ao gestor, já que a mobilidade permite a captação de informações, como por exemplo, a localização do representante em um determinado espaço de tempo.

Para quem o sistema é indicado?

Como ferramenta focada na gestão e automação do processo de vendas, o sistema fornece uma solução ideal para empresas que possuam equipe externa de vendas, desde vendedores contratados até acordos de representação menos formais.

Vale lembrar, porém, que como extensão do nosso sistema de gestão ele é capaz de fornecer informações sobre o funcionamento geral da empresa, ainda que com menor foco.

Quais são as suas principais funcionalidades?

O sistema é uma ferramenta que sintetiza todas as informações necessárias para que o vendedor concretize uma venda, além de cuidar do processo em si. Entre as principais, estão:

  • O vendedor é capaz de visualizar, por mês, informações de compras de seus clientes.
  • Ao realizar um pedido pelo seu smartphone, o vendedor poderá visualizar informações sobre o cliente, os produtos e os preços serão inicializados de forma automática.
  • Na hora de adicionar produtos ao pedido, o sistema realiza sugestões baseado no histórico de compras do cliente.
  • Após selecionar o cliente e incluir os produtos, basta salvar o pedido e o processo está concluído.

Tudo isso sem a necessidade de estar conectado à internet. É realmente uma ferramenta muito simples e intuitiva de se usar.

Para um futuro próximo, as funcionalidades serão estendidas de forma que o gestor possa ser capaz de localizar seus vendedores e precisar qual a rota realizada para visitar um determinado conjunto de clientes, além de tempo aproximado de permanência do representante em cada cliente.

Como ele pode auxiliar empresas a aumentarem as suas vendas?

Já que todas as informações já estão disponíveis de prontidão para o vendedor, o tempo para realização de um pedido é reduzido de forma expressiva.

Não há necessidade de escrita ou de procura de informações; tudo está na ponta dos dedos. Isso faz com que os representantes sejam capazes de cobrir uma rota maior em um menor espaço de tempo.

Além disso, o sistema de vendas é totalmente integrado com nosso sistema de gestão, ou seja, contanto que haja uma conexão com a internet, os pedidos são transferidos assim que criados para a empresa.

Isso possibilita que as equipes de produção, faturamento e entrega já comecem a trabalhar para atender ao pedido no momento em que ele é criado.

Caso uma conexão com a internet não esteja disponível, não há problema; os pedidos serão transmitidos tão logo uma conexão seja encontrada.

 Como é o processo de implementação? E a mensuração dos resultados?

A implementação é bastante simples. O sistema é baixado do Google Play e a Proinfo faz as configurações necessárias em conjunto com a empresa usuária.

Depois disto, agendamos um treinamento no qual passamos para vendedores e administradores da empresa como usar o sistema. Por ser de fácil operação, após este treinamento os vendedores que participaram já estão aptos a trabalharem com o sistema.

Quanto à mensuração de resultados, nosso sistema de gestão possui uma ampla gama de relatórios estatísticos. Nele é possível identificar informações como evolução das vendas, margem de lucro, positivação de clientes e produtos, etc.

Existem, inclusive, relatórios que fazem comparações entre estas informações de períodos distintos.

Estamos trabalhando também para mostrar informações estatísticas do desempenho dos representantes no mapa. Em breve será possível visualizar de forma simples e rápida onde o vendedor passou mais tempo, em qual região ele mais vendeu e etc.

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