Vender mais, mesmo em épocas que a economia não anda lá muito bem, é o objetivo de qualquer empresa. Sem cliente, ninguém sobrevive.
E é por isso que, ao longo do tempo, as organizações perceberam que precisam investir em um time qualificado de vendedores para que os resultados aconteçam.
Ser vendedor é ter uma alta capacidade de resiliência, ter uma comunicação bastante efetiva e persuasiva, se atualizar constantemente para estar por dentro das mudanças e evoluções do mercado além de empreender diariamente, seja para arranjar uma solução para um problema que enfrenta no dia-a-dia ou perceber a possiblidade de lançar um novo produto no mercado, de acordo com o feedback dos seus clientes.
Para te ajudar a vender mais, separamos algumas simples que você pode colocar em prática hoje mesmo!
#1 Promova e use o seu Networking
Já pensou em ajudar os seus próprios clientes a concretizarem novos negócios? Comece a fazer conexões que façam sentidos e podem ser benéficas para todos.
Por exemplo, durante uma reunião, um cliente seu pode comentar que está procurando alguém para cuidar da contabilidade da empresa e por coincidência, outro cliente da sua carteira é uma empresa dessa área. Que tal promover o Networking entre essas duas partes?
Eventos também podem ser uma excelente opção para incentivar a criação de novos relacionamentos.
Quando você ajuda clientes a fecharem novos negócios, você acaba sendo ajudado por eles, que muitas vezes, se sentem na obrigação de retribuir. Portanto, comprometa-se com o sucesso dos seus clientes.
#2 Saiba o que te diferencia
Tenha muito claro em seu discurso e posicionamento o que te diferencia das empresas concorrentes.
O que você faz que elas não fazem?
Qual o seu ponto mais forte em relação a quem também está no mercado?
Por que você deve ser a empresa escolhida?
Na hora da venda, trabalhe o seu discurso em cima de uma proposição única de valor, ou seja, algo que só você vai poder oferecer.
#3 Implemente o CRM e Gerenciadores de Vendas no processo
Ter uma ferramenta para aumentar o seu controle durante o processo e otimizar as suas vendas é essencial para qualquer empresa que queira ter um negócio escalável, sem perder a qualidade.
Ter um instrumento que permita que o vendedor controle os contatos, negociações, resultados e tenha uma visão geral dos clientes é muito importante para aumentar a eficiência e a produtividade do setor comercial.
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#4 Personalize o atendimento
Seja o mais específico possível com cada cliente. Procure ouvir atentamente a demanda para descobrir o seu ponto de dor e conseguir propor uma solução que seja irresistível.
Chame-o sempre pelo nome. Se possível, busque o seu histórico de pedidos antes de uma nova reunião. Estude o mercado em que ele está inserido.
Tudo isso é muito importante porque mostra que você está se dedicando, investindo o seu tempo e atenção no cliente.
#5 Tenha uma cultura forte de vendas
Um time de vendas é sempre tão forte quanto o seu elo mais fraco. Isso quer dizer que ninguém consegue aumentar os seus resultados se faz parte de uma equipe de vendas fracas e constantemente desmotivada.
Por isso, preocupe-se na formação de uma boa equipe. Invista na capacitação e em processos seletivos assertivos.
Quando um vendedor ajuda o outro, todo o time cresce mais forte para superar as adversidades em conjunto.
Gostou das dicas?
Saiba que a profissão de vendedor é uma das únicas do mundo que faz com que o seu salário não seja limitado e definido. O seu reconhecimento e a sua comissão aumentam de acordo com a quantidade de vendas que você faz.
O melhor é que tudo isso é extremamente mensurável. Por isso, coloque nossas dicas em prática e vá atrás das suas metas!
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