#4 dicas para controle de estoque

Apesar do controle de estoque ser peça fundamental para manter a lucratividade sustentável, muitos negócios ainda esbarram em desafios para conseguir fazê-lo de maneira eficiente.

Basicamente, estoque parado é sinônimo de dinheiro parado e, por isso, é preciso ter máxima atenção em todos os detalhes!

Além de ter um meio claro para controlá-lo, você deve garantir a organização e a otimização dos processos. Contar com profissionais qualificados e de confiança é fundamental!

Para te ajudar a ter um melhor controle de estoque, separamos algumas dicas:

#1 Defina controles periódicos

Uma ótima maneira para checar a organização e confiabilidade do seu estoque, é implementando o inventário rotativo. Com o método, você passa a ter ciclos de verificação para produtos diversos.

Assim, é possível evidenciar falhas na operação, ao encontrar desvios e inconsistências entre o estoque físico e o controle.

Ou seja: você vai se antecipar e evitar que só descubra que algo está errado quando um problema sério de valores surgir.

#2 Planeje as compras com base no histórico de movimentação

Os números do seu controle de estoque te fornecem informações muito estratégicas para as novas compras. Você tem usado isso a seu favor?

Lembre-se que o reabastecimento não deve levar em consideração apenas o volume atual, com a finalidade de reposição, mas também os históricos de movimentação.

Verifique se existe algum tipo de sazonalidade, confira os relatórios de vendas, margens de lucro e etc para garantir investimentos em algo realmente necessário.

O seu objetivo deve ser tornar a compra mais eficiente possível.

#3 Tenha um controle de estoque rígido

Para assegurar o nível de confiança das informações do estoque, o seu controle deve ser bem rígido.

Os funcionários que lidam com os produtos armazenados devem estar conscientes disso.

Tenha regras claras e comunique-as. Por exemplo, deixe sinalizado que é proibido deixar para fazer qualquer registro “mais tarde”.

No início, pode parecer que tudo está sob controle, mas são atitudes assim que fazem com que um estoque se descontrole completamente.

#4 Utilize um software para controle de estoque

A melhor forma de organizar as informações do seu estoque é com um software de gestão. Ele também será muito útil para que você consiga usá-las de forma estratégica.

Assim, as tomadas de decisão ficam mais embasadas e coerentes com a realidade do negócio.

Se você já trabalha com o sistema da Proinfo e deseja alguma informação mais detalhada sobre o controle de estoque, ligue para o nosso suporte.

Se ainda não usa o nosso sistema, clique aqui e saiba como o Sistema de Gestão Empresarial da Proinfo pode te ajudar!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *